quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Agência Brasil
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) se prepara para votar nessa quarta-feira (28/11) alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tornam crime conduzir veículo sob influência de qualquer concentração de álcool ou droga.
Se aprovadas, a pena mínima passará a ser detenção de seis meses a três anos, ampliada para um a quatro anos de cadeia se resultar em lesão corporal; três a oito anos, se a lesão corporal for grave; e quatro a 12 anos, se resultar em morte.
A tolerância zero para consumo de álcool por motoristas consta de substitutivo do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2012, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ).
Da CCJ, o texto seguirá para Plenário, antes de ser submetido a nova votação pela Câmara.
Ferraço concordou com várias alterações no CTB propostas no projeto original. Ele manteve, por exemplo, a possibilidade de verificação da concentração de álcool pelo uso do “bafômetro”, e também por outros meios, como prova testemunhal, por imagens, perícias e exames clínicos. Também manteve o aumento da multa para quem dirigir embriagado, aplicada em dobro em caso de reincidência.
O relator, no entanto, foi além e propôs abolir o nível mínimo de concentração de álcool no sangue permitido para condutores de veículos, previsto na lei em vigor. Para ele, o código deve estabelecer tolerância zero, refletindo “posição social e política mais firme e condenatória da prática da direção sob o efeito de álcool”.
A tolerância zero facilita, ainda, a prova do estado de embriaguez, hoje dificultada pela definição de um índice específico – 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Conforme informou, a medida constava de projeto de sua autoria aprovado pelo Senado em 2011, mas arquivado na Câmara. Para o parlamentar, dados sobre acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados justificam a reapresentação das regras.
Ele cita, por exemplo, a redução da capacidade de percepção do motorista alcoolizado quanto à velocidade e a obstáculos, a demora de reação, comprometendo a capacidade de frear o veículo diante de um pedestre atravessando a rua, por exemplo, além do comprometimento da visão periférica.
“Todos esses efeitos diminuidores da capacidade para dirigir é que levam ao quadro assombroso que temos em nosso trânsito hoje”, disse, ao informar que 43,95% dos mortos em razão de acidentes de trânsito no ano de 2005 na cidade de São Paulo tiveram a alcoolemia atestada em autópsia.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conquista recebe Base Comunitária de Segurança


Segurança nesta quarta-feira, 28. O equipamento vai funcionar no bairro Nova Cidade, com 80 policiais militares, quatro viaturas, oito motos e dez câmeras de vigilância.
Esta é a 11ª base inaugurada na Bahia, sendo a terceira no interior do estado, e vai atender cerca de 35 mil moradores do município. Os policiais que vão atuar na comunidade passaram por um curso de capacitação, no qual são ministradas aulas direitos humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária aplicada e atividade prática policial.
A Bahia já conta com outras dez bases, localizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Itabuna. 
Segurança nesta quarta-feira, 28. O equipamento vai funcionar no bairro Nova Cidade, com 80 policiais militares, quatro viaturas, oito motos e dez câmeras de vigilância.
Esta é a 11ª base inaugurada na Bahia, sendo a terceira no interior do estado, e vai atender cerca de 35 mil moradores do município. Os policiais que vão atuar na comunidade passaram por um curso de capacitação, no qual são ministradas aulas direitos humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária aplicada e atividade prática policial.
A Bahia já conta com outras dez bases, localizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Itabuna. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Matéria em jornal diz que ‘rixa política matou prefeito e primeira-dama de Jussiape’

0

Publicado por Rodrigo Ferraz | Colocado em PolíciaPolíticaSudoeste | Data: 26 nov 2012


Multidão acompanha sepultamento dos corposRafael Rodriguesrafael.rodrigues@redebahia.com.brAtualizada às 8h
Fotos:  JussiUp Notícias
O autor do massacre de Jussiape, Claudionor Galvão de Oliveira, o Colon, 43 anos, saiu de casa na manhã de sábado sabendo exatamente o que ia fazer. Conforme acreditam os amigos e testemunhas, o ataque de fúria foi planejado. Saiu de casa com uma espingarda nas mãos, um revólver calibre 38 na cintura e munição amarrada ao pescoço, pronto para não mais voltar.
Seu primeiro alvo foi o diretor da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46 anos, que tomava uma cerveja em um bar, na praça da cidade. Entrou no local por uma porta lateral, avisou ao proprietário que a dívida que tinha a receber, fosse paga a uma prima, ficou diante da vítima e desferiu o tiro de espingarda à queima-roupa. Na cabeça, sem chances de defesa.

“Todo mundo na cidade tinha medo dele, porque era um grande caçador de veados, sabia atirar”, observa o irmão de Oderlange, o comerciante Edson Pereira Novaes, de 45 anos. “Ele chegou sem dar uma palavra, depois saiu andando tranquilamente, trocando a cápsula da espingarda, uma frieza impressionante”, relata Luiz Rodrigues, 52 anos, que estava na mesa do bar na hora do ataque.

A partir de então, foi quase uma hora de pânico e correria na pequena Jussiape, a 530 quilômetros de Salvador, na área sul da Chapada Diamantina. Comerciantes fecharam as portas e as pessoas corriam. Um policial chegou a tentar deter Colon, mas foi atingido na perna.
Determinado, Colon foi em direção à casa do prefeito reeleito Procópio Alencar (PDT), de 75 anos, e encontrou, no caminho, a primeira-dama Jandira, 71, que ia à feira da cidade. Atingiu ela com um tiro na nuca e seguiu para o consultório médico de Procópio, que fica do lado de sua residência. “Ele disse ao meu pai: ‘matei sua esposa e vim aqui te matar’. Meu pai começou a chorar e dizer que ele não fizesse isso, se não acabaria com a própria vida”, relata o filho de Procópio, Robson Alencar.
Colon não atendeu ao pedido de clemência: pediu ao paciente que presenciou o diálogo que saísse e somou mais uma morte com um tiro na cabeça. “Na saída, ao ver minha mãe tendo espasmos, deu mais dois tiros para confirmar a morte”, relatou Robson.
Sua lista era mais longa, e até a chegada de reforço policial, ele teve tempo de ir à casa de diversos inimigos que esperava levar consigo. O principal deles era o presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Gilberto Freitas (PSC), que quando soube que estava na mira, trancou-se na Câmara Municipal.
Colon foi até a casa de Gilberto, onde estava sua mulher, Eliene de Freitas, de 28 anos. Após dezenas de chutes na porta, foi para a casa do pai do vereador, Nadir Freitas, de 82 anos. Chegou a apontar a arma para o idoso, mas desistiu de executa-lo após apelos de um neto.
Partiu em busca também de Edson, irmão de Oderlange: “Eu me tranquei dentro do salão. Ele passou lá, tentou arrombar, mas não conseguiu”. Na sua saga, foi ainda nas casas de João Batista Trindade, dono de um posto de gasolina, do ex-prefeito Sílio Souza, e de um rapaz de prenome Girlênio, a quem creditava a morte por envenenamento de um cachorro de caça seu.
Seu último alvo foi um policial militar que chegou após a notícia da matança. Givanildo dos Santos Alves foi baleado na cabeça e segue internado em estado grave, no Instituto Brandão de Reabilitação, em Vitória da Conquista.
O atirador morreu no confronto com os PMs. O corpo dele foi enterrado no início da manhã do domingo (25), mas nenhum familiar ou amigo de Claudionor foi ao cemitério assistir ao sepultamento. Alguns moradores de Jussiape estenderam faixas pretas na frente das casas em sinal de luto pela tragédia.
Motivação
O motivo de toda a discórdia gira em torno da concessão de um quiosque público, onde Colon mantinha um bar. Ele teve o direito de explorar o local adquirido em 2009, quando Vagner Neves Freitas, amigo pessoal, era prefeito. Após a cassação do aliado em 2010, naquele mesmo ano quem assumiu foi Procópio Alencar, que logo achou problemas na licitação e resolveu cancelar o contrato uso do ponto. Na eleição deste ano, Vagner estava inelegível, mas colocou na disputa sua mulher, Vânia Novais, que recebeu apoio de Colon. Ela foi derrotada.
“A lei foi feita para o prefeito roubar à vontade”
O ex-prefeito Vagner Freitas (PTB) foi cassado em junho de 2010 por quebra de decoro, após ter proferido uma série de declarações polêmicas na cidade, a exemplo de: “A lei foi feita para o prefeito roubar à vontade. Ele pode roubar mesmo, que não acontece nada. A única verdade é essa: a lei foi feita para o político roubar à vontade. É pura mentira. Lei de responsabilidade fiscal é mentira”.
“Vagner, que já cumpriu pena no presídio do Carandiru, em São Paulo, por crime  de formação de quadrilha. Ele também fazia vários ataques à Câmara Municipal e vereadores. Inclusive, sua cassação foi feita pelos vereadores do município: “Vereador só vota por dinheiro! A mamadeira quebrou!”, disse à época. Depois de cassado, o médico Procópio Alencar assumiu. Este ano, Procópio concorreu contra a esposa de Vagner, e ganhou.

sábado, 24 de novembro de 2012


O VOO DA RENOVAÇÃO - A HISTÓRIA DA ÁGUIA...

Realmente é uma historia de sobrevivência e renovação e grande aprendizado.


A História da Águia é bem conhecida, mas vale a pena uma constante reflexão. A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos ela está com:

• As unhas compridas e flexíveis, não conseguem mais agarrar as suas presas das quais se alimenta.
• O bico alongado e pontiagudo se curva.
• Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das pernas, e voar é tão difícil.
Então a águia só tem duas alternativas :
• Morrer
• Ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. 

BARRA DO CHOÇA: OBERDAN COMEMORA VITÓRIA DE GUILHERME E DIZ QUE VAI REFORMAR SECRETARIADO



O prefeito eleito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, afirmou em entrevista ao Blog do Fábio Sena que vai promover reformas no seu secretariado por ter ouvido o “recado das urnas” e ter entendido que há setores onde há necessidade de mudanças. “As eleições nos indicaram que é necessário corrigir determinadas situações que não atenderam às expectativas da população”. Ainda na entrevista, o prefeito descarta a possibilidade de lançar-se candidato em 2014, “meu compromisso maior é com Barra do Choça, cumprindo esse mandato”, e afirmou que a vitória de Guilherme Menezes em Vitória da Conquista repercute positivamente em toda a Região Sudoeste. “O projeto de Guilherme não podia ser interrompido num momento deste porque haveria um retrocesso”.
LEIA ABAIXO A ENTREVISTA:

SOBRE O NOVO GOVERNO
“A prioridade é cumprir com nosso programa de governo, que nós estabelecemos nessa caminhada, para que pudéssemos continuar fortalecendo o crescimento econômico e social do Município, principalmente buscando suprir Barra do Choça daquelas necessidades básicas, que é a questão da melhoria permanente da saúde, da educação e amenizar aquelas questões sociais mais graves, como é o caso da habitação, do saneamento básico, pra que a gente possa estar fazendo todo esse trabalho em prol da nossa comunidade e em prol do desenvolvimento não só de Barra do Choça mas de toda região”.

SOBRE MUDANÇAS NO SECRETARIADO
“As eleições nos indicaram que é necessário corrigir determinadas situações que não atenderam às expectativas da população e também para motivar e oxigenar toda nossa equipe para que possamos estar respondendo a toda necessidade de atender a todas as expectativas das pessoas que nos apoiaram e também ouvindo o recado das urnas naquilo que é necessário melhorar para continuarmos avançando”.

SOBRE CANDIDATURA A DEPUTADO
“Meu compromisso maior é com Barra do Choça, cumprindo esse mandato, e vou estar somando na luta para poder desenvolver as ações necessárias ao município e vamos estar nesse processo para construir dentro dessa base de Wagner para que possamos somar no futuro nesse trabalho”.

SOBRE A VITÓRIA DE GUILHERME
“A eleição de Guilherme é uma Vitória da região, não só de Conquista. Nós viemos somar juntos diante da preocupação que foi o segundo turno para que pudéssemos garantir essa vitória para podermos continuar avançando no desenvolvimento de Conquista, que é o desenvolvimento da região. Então, o projeto de Guilherme não podia ser interrompido num momento deste porque haveria um retrocesso do desenvolvimento econômico e social aqui da região. Por isso, engajamos e ficamos felizes com a vitória de Guilherme, com certeza, obteremos bons resultados porque os municípios do sudoeste estarão se desenvolvendo junto com Vitória da Conquista nesse projeto de Guilherme Menezes”.Fonte:Folha do Café








A águia


Ela voa para o ninho num paredão no alto da montanha, fica protegida, mas só poderá sair se novamente for capaz de voar.

Lá suporta corajosamente a dor.


domingo, 18 de novembro de 2012


SecultBa realiza oficinas de orientação à participação nos editais do Fundo de Cultura 2013
Publicação: 13/11/12 | 17H11 - Última Atualização: 14/11/12 | 15H11

Para divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza oficinas de orientação à participação nos editais do Fundo de Cultura 2013. As Oficinas serão realizadas em Espaços Culturais da Secretaria e outros locais, conforme programação a seguir (sujeita a modificação). Mais informações pelo e-mail  oficinas.fundodecultura@cultura.ba.gov.br ou através do telefone (71) 3103-3441.

As inscrições para os editais do Fundo de Cultura 2013 serão abertas a partir do dia 03 de dezembro de 2012. Não perca tempo, participe!

Marco Território Território Cidade Data Local
Norte Piemonte Norte do Itapicuru Caldeirão Grande 28 e 29/11 Sede-  CDC
Campo Formoso 23 e 24/11 Sede- Casa das Comunidades
Filadelfia 19 e 20/11 Zona Rural -Quilombo Riacho das Pedrinhas
Jaguarari 21 e 22/11 Sede – Centro Paroquial
Pindobaçu 26 e 27/11 Zona Rural -Quilombo da Fumaça
Ponto Novo 15 e 16/11 Zona Rural – Quilombo de Represa
Sertão do São Francisco Curaçá 29 e 30/11 Sede – A definir
Pilão Arcado 19 e 20/11 Sede – Secretaria de Cultura
Remanso 21 e 22/11 Sede – A definir
Casa Nova 23 e 24/11 Zona Rural – Santan do Dobrado
Sobradinho 28 e 29/11 Sede – Escola  CELEM
Sento Sé 26 e 27/11 Bendengó
Juazeiro 01 e 02/12 Sede- Centro de Cultura
Itaparica Abaré 28 e 29/11 Zona Rural – a definir
Chorrochó 21 e 22/11 Zona Rural – a definir
Rodelas 23 e 24/11 Zona Rural – a definir
Macururé 19 e 20/11 Zona Rurl – a definir
Glória 26 e 27/11 Zona Rural – a definir
Paulo Afonso 16 e 17/11 Zona Rural – BTN2 SESC ou CSU
Portal do Sertão Santanópolis 03 e 04/12 Sede – A definir
Água Fria 05 e 06/12 Sede – A definir
Tanquinho 07 e 08/11 Sede – A definir
Coração de Maria 03 e 04/12 Sede – A definir
Teodoro Sampaio 05 e 06/12 Sede- A definir
Ipecaeté 07 e 08/12 Sede- A definir
Feira de Santana 08 e 09/12 Centro de Cultura
Semi- árido Nordeste II Euclides da Cunha 06 e 07/12 Sede- Espaço Nordeste
Sisal Nordestina 02 e 03/12 Sede – A definir
Tucano 03 e 04/12 a definir
Cansanção 04 e 05/12 Sede – A definir
Monte Santo 06 e 07/12 Sede – A definir
Retirolândia 05 e 06/12 Sede – A definir
Barrocas 07 e 08/12 Sede – A definir
Oeste Velho Chico Ibotirama 13/nov Núcleo de Audiovisual de Ibotirama
Paratinga 14 e 15/11 Filarmônica 13 de Junho
Bom Jesus da Lapa 21/nov CODEVAF
Bacia do Rio Corrente Santa Maria da Vitória 22/nov Auditório do INEMA
Cocos 22/nov Fundação João de Azevedo – Ponto de Cultura
Serra Dourada 23/nov Escola Estadual São Gonçalo
Bacia do Rio Parnamirim Botuporã 21 e 22/11 Secretaria de Educação e Cultura
Rio do Pires 19 e 20/11 Câmara de Vereadores
Erico Cardoso 26 e 27/11 Clube Social
Ibipitanga 15 e 16/11 Centro Municipal de Cultura
Macaúbas 13 e 14/11 Centro de Cultura de Macaúbs
Paramirim 29 e 30/11 Secretaria de educação
Bacia do Rio Grande Angical 12 e 13/11 Centro Comunitário
Barreiras 17 e 18/11 Sindcob
Barreiras 15 e 16/11 Colégio Estadual Duque de Caixas
Luis Eduardo Magalhães 19 e  20/11 Ponto de Cultura Instituto Recicla
Formosa 22 e 23/11 Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus
Riação das Neves 24 e 25/11 Camara Municipal
Wanderley 26 e 27/11 Centro de Empreendedorismo
São Desidério 28 e 29/11 Colégio
Sertão Produtivo Malhada das Pedras 12 e 13/11 STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Dom Basílio 19 e 20/11 Secretaria de Educação e Cultura
Rio do Antônio 21 e 22/11 Ibitira – Colégio Jesus Cristo
Ituaçu 23 e 24/11 Congregação Mariana
Lagoa Real 26 e 27/11 Centro de Formação da Educação
Caculé 28 e 29/11 Cineteatro
Livramento de Nossa Senhora 03 e 04/12 Colégio Municipal Luis Eduardo Magalhães
Sebastião Laranjeiras 05 e 06/12 Secretaria Municipal de Educação
Urandi 11 e 12/12 Colégio Luis Eduardo Maglhães
Brumado 07 e 08/12 Biblioteca Municipal
Sul Baixo Sul Aratuípe 23/nov
Valença 29/nov
Cairu 24/nov
Camamu 04/dez
Gandu 27/nov
Ituberá 21/nov
Jaguaripe 19/nov
Nilo Peçanha 03/dez
Taperoá 28/nov
Vitória da Conquista Vitória da Conquista 01 e 02/12 Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Barra do Choça 19 e 20/11 Secretaria de Agricultura
Planalto 16 e 17/11 Secretaria de Educação e Cultura
Poções 14 e 15/11 Secretaria de Educação e Cultura
Tremedal 03 e 04/12 a confirmar
Cândido Sales 28 e 29/11 a confirmar
Condeúba 30/nov a confirmar
Encruzilhada 05 e 06/12 a confirmar
Piripá 26 e 27/11 a confirmar
Belo Campo 23 e 24/11 confirmar
Anagé 21 e 22/11 a confirmar
Médio Sudoeste e Itapetinga Santa Cruz da Vitória 23/nov
Maiquinique 21/nov
Nova Canãa 7/dez
Itambé 28/nov
Iguaí 30/nov
Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Litoral U na 04/dez a confirmar
Caravelas 22 e 23/11 Espaço Dandara Zumbi
Ilheus 05/dez UESC
Itabuna 05/dez Centro de Cultura Adonias Filho
Santa Cruz de Cabrália 03/dez a confirmar
Eunápolis 5/dez a confirmar
Itaujuípe 3/dez a confirmar
Centro Piemonte da Diamantina Jacobina 29 e 30/11 Espaço Cultural Luís Eduardo Magalhães – ECLEM
Miguel Calmon 13 e 14/11 Centro de Capacitação Profª Elza Miranda Valois
Serrolândia 01 e 02/12 Biblioteca Municipal Gervácio Maciel de Almeida
Várzea Nova 4 e 5/12 Sala de reunião – Escola Municipal
Saúde 19 e 20/11 Biblioteca Municipal
Caém 21/nov Secretaria de educação
Capim Grosso 06 e 07/12 AEC-TEA / Ponto de Cultura
Ourolândia 22\11 Colégio Municipal de Ourolândia
Bacia do Jacuípe Ipirá 13/nov CETEP
Serra Preta 20\11 Bibliteca Pública do Bravo
Riachão do Jacuípe 21/nov CRAS
Gavião 22/nov Centro Cultural Roldão Moura
Quixabeira 23/nov Antigo colégio Estadual – Próximo a Bilioteca
Capela do Alto Alegre 26/nov Sindicato dos Trabalhadores Rurais
São José do Jacuípe 27/nov Câmara de Vereadores
Varzea da Roça 28/nov Auditório da Bilioteca Municipal
Baixa Grande 30/nov Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Varzea do Poço 29/nov Auditório do Centro de FormaçãoRonilson Meneses Mota
Piemonte do Paraguaçu Itaberaba 13 e 14/11 Auditório do CETEP Piemonte do Paraguaçu I- Rua Góes Calmon S;N
Boa Vista do Tupim 20/nov Colégio Municipal de Boa Vista do Tupim
Ruy Barbosa 22/nov CEMAN – Colégio Estadual Magalhães Neto
Lajedinho 19/nov Auditório Municipal de Lagedinho
Ibiquera 26/nov Secretaria de Educação
Iaçu 27/nov Auditório da Prefeitura Municipal de Iaçu
Itatim 28/nov Pontos de Cultura de Itatim
Santa Terezinha 29 e 30/11 Auditório de Jose Luis pedreira
Macajuba 3/dez associação de mulheres
Mundo Novo 4/dez CETEP – Piemonte do Paraguaçu II
Piritiba 5/dez Teatro Municipal Carlos Sampaio.Teatro Municipal Carlos Sampaio.Teatro Municipal Carlos Sampaio.
Chapada  Diamantina Rio de Contas 14 e 15/11 Teatro São Carlos – Pça do Rosário
Andaraí 20 e 21/11 Colégio edgar Santos
Souto Soares 28 e 29/11 Salão Paroquial
Novo Horizonte 11 e 12/12 Salão de Reuniões da SEMEC
Wagner 04 e 05/12 Instituto Ponte Nova
Irecê Irecê(QUALICULTURA) 22 e 23/11 Sindicato dos Bancários de Irecê
São Gabriel 1/dez Fundação Culturarte de São Gabriel
Central 5/dez Ponto de Cultura Manuel Viola
Jussara 28/nov Câmara dos Vereadores
Ibipeba 27/nov Centro Cultural de Ibipeba
Uibaí 29/nov Comunidade de Sobrera
Barro Alto 30/nov Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Leste Litoral Norte Agreste de Alagoinhas Alagoinhas 23 e 24/11 Centro de Cultura de Alagoinhas
Pojuca 19 e 20/11 Centro de Cultura de Pojuca
Rio Real 22 e 23/11 Secretaria de Educação
Aporá 20 e 21/11 a definir
Vale do Jequiriçá Planaltinho 19/nov Clube Social de Planaltino
Santa Inês 23/nov Auditório IFBaiano
Amargosa (UFRB) 3/dez Centro de Formação de Professores
Amargosa (UFRB) 7/dez Salão da Ação Social
Armagosa 26/nov Auditório do Espaço Nordeste Armagosa
Mutuípe 30/nov Casa de Cultura de Mutuípe
Médio Rio de Contas Jequié 16/nov Centro de Cultura ACM
Boa Nova 19/nov Auditórioa da Secretaria de Educação
Dário Meira 20/nov Centro de Cultura de Boa Nova
Ipiaú 21/nov CEPLAC
Ibirataia 22/nov Secretaria de Educação e Cultura
Recôncavo Maragogipe
Santo Antônio 19 e 20/11
São Francisco do Conde
Cachoeira 21 e 22/11

quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Morre o jogador Alex Alves

Por Anderson Oliveira
Foto: Julio Cesar Guimarães
O ex-atacante Alex Alves, de 37 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, em Jaú, no interior de São Paulo. Segundo a Fundação Amaral Carvalho – Hospital do Câncer, ele estava internado há alguns meses para o tratamento de leucemia, mas ainda não há confirmação se a doença foi a causa da morte. O último clube do ex-jogador foi o União Rondonópolis em 2010. Antes, ele passou por outros clubes do Brasil, entre eles, Vitória, Palmeiras, Portuguesa, Vasco, Cruzeiro e Hertha Berlin (ALE)

Dois homens foram presos na manhã da última terça-feira (13) no Povoado de Boa Vista, município de Barra do Choça, acusados de comercialização e caça de pássaros silvestres.
Segundo a polícia, Maicon Alves de Jesus, de 24 anos, e Antônio Alves da Silva, de 37 anos além de comercializar os pássaros, ainda recrutavam crianças para caçar as aves. Muitas crianças começaram inclusive a faltar na escola.
Com a dupla foram encontrados 10 pássaros silvestres. O destino dos pássaros apreendidos ainda não foi definido.
Foto: Site Blitz Conquista

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Igreja Católica questiona pedido para retirar 'Deus seja louvado' das notas de real
Igreja Católica questiona pedido para retirar ‘Deus seja louvado’ das notas de real
O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, questionou nesta segunda-feira (12) a ação do Ministério Público Federal que pede que as novas cédulas de real sejam produzidas sem a expressão “Deus seja louvado”.
“Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?”, afirmou, em nota.

Procuradoria pede retirada do termo ‘Deus seja louvado’ das cédulas de real.

“Para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo. E os que creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira”, segue a nota.
Declaração:

Cédula de real com a inscrição “Deus seja louvado”

No pedido, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão diz que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.
A manutenção da expressão ‘Deus seja louvado’ [...] configura uma predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro”, afirma trecho da ação, assinada pelo procurador Jefferson Aparecido Dias.
“Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”, segue o texto.
O Banco Central, consultado pela Procuradoria, emitiu um parecer jurídico em que diz que, como na cédula não há referência a uma “religião específica”, é “perfeitamente lícito” que a nota mantenha a expressão.
“O Estado, por não ser ateu, anticlerical ou antirreligioso, pode legitimamente fazer referência à existência de uma entidade superior, de uma divindade, desde que, assim agindo, não faça alusão a uma específica doutrina religiosa”, diz o parecer do BC.
O texto do BC cita ainda posicionamento do especialista Ives Gandra Martins, em que afirma que a ” Constituição foi promulgada, como consta do seu preâmbulo, ‘sob a proteção de Deus’, o que significa que o Estado que se organiza e estrutura mediante sua lei maior reconhece um fundamento metafísico anterior e superior ao direito positivo”.
Segundo o texto do BC, a expressão apareceu pela primeira vez na moeda nacional em 1986, nas cédulas de cruzados, por orientação do então presidente, José Sarney, e foi mantida nas notas de real por determinação de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda.
O responsável pelas características das cédulas é o Conselho Monetário Nacional, que tem entre seus membros o presidente do BC.
A Procuradoria pede que a União comece a imprimir as cédulas sem a frase em até 120 dias. Pede ainda que haja uma multa simbólica de R$ 1 por dia de descumprimento.
Informações: Agência de Notícas de Floripa

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

'Mendigo gato' recebe visita da família e pede para voltar para casa


09/11/2012 17h11 - Atualizado em 09/11/2012 17h15


Rafael Nunes recebeu a visita dos pais após 21 dias de internação.
Para diretor da clínica, reação do rapaz já era esperada.

Geraldo Jr.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
142 comentários
mendigo gato (Foto: Geraldo Jr. / G1)Encontro de Rafael com os pais foi marcado pela emoção (Foto: Geraldo Jr. / G1)
"Me leva embora para casa, mãe." Foi com essa frase, dita em meio a muitas lágrimas, que Rafael Nunes, de 31 anos, conhecido como o "mendigo gato de Curitiba", recebeu a visita dos pais na clínica onde passa por tratamento, em Araçoiaba da Serra (SP).
Esta foi a primeira vez que a mãe, Edit Claurence Silva, de 57 anos, e o pai, José Nunes Silva, de 55, encontraram o rapaz desde que ele foi internado, há 21 dias. "Deu uma engordada, mas a canela continua fina", brincou Edit, que não via Rafael há quase dois meses.
A mãe conta que já chegou a ficar muito mais tempo sem ter notícias de Rafael, mas havia épocas em que o rapaz fazia visitas periodicamente. "Ele vinha nos ver pelo menos uma vez por mês. Almoçava, tomava banho, pegava umas roupas e ia embora. Eu tentava convencê-lo a ficar, perguntava se ele não queria procurar tratamento, porque se falasse em clínica ele fugia, tinha trauma dessa palavra. Ele sempre respondia que dali a 15 dias viria fazer o tratamento, mas nunca vinha", lembra.
Segundo Valter Lattanzio, diretor do Centro Terapêutico Araçoiaba, a reação do rapaz ao ver os pais é normal. "Já era esperado, por ser o primeiro encontro, que ele manifestasse vontade de voltar para casa. Mas sabemos que não é da casa que ele sente falta, já que ele morava na rua há um ano. O organismo dele sente falta das substâncias que ele usava", diz.
Pais retornam para Curitiba neste sábado (10) mendigo gato (Foto: Geraldo Jr. / G1)
Pais retornam para Curitiba neste sábado (10)
(Foto: Geraldo Jr. / G1)
Obra de Deus
Edit acredita que a internação do filho vai ter resultado positivo. "Já tentamos muitas outras vezes, participamos de todos os programas assistenciais do governo, levamos para clínicas particulares, mas foi tudo sempre muito precário. Teve uma vez que ele ficou apenas 24h em uma clínica. Às vezes ele só ia para agradar a gente. Desta vez, além da estrutura do lugar, o fato de estar distante de Curitiba, cercado por pessoas novas colaboram para que ele leve o tratamento a sério. Santo de casa não faz milagre", afirma.

Edit, que relata ainda não ter se acostumado com a notoriedade que o filho conseguiu ao ter sua foto publicada no Facebook, diz que a jovem autora da foto foi "um anjo que apareceu na vida dele". "Ele já sofreu muito na vida, se afundou nas drogas. Acho que agora chegou a hora dele. Não foi sorte, foi obra de Deus", acredita.
A mãe lamenta, no entanto, que a grande maioria dos dependentes químicos não tenha a oportunidade que Rafael teve para tratar o vício. "Ter um dependente na família, sobretudo um filho, é horrível, mas temos que acreditar em Deus, ter muita fé, buscar grupos de apoio e manter a família unida. A união é fundamental. Não podemos desistir nunca, por mais difícil que seja”, completa.
Rafael terá a companhia dos pais até a manhã deste sábado (10), quando está marcado o retorno deles para Curitiba. O tratamento do rapaz está programado para durar mais sete meses.
Entenda o caso
O caso de Rafael Nunes ganhou grande repercussão após uma foto dele ser publicada em uma rede social, quando ainda morava nas ruas.

De acordo com o relato da mulher que fotografou o jovem na rede social, Rafael viu ela com a máquina fotográfica e pediu para que tirasse uma foto dele, pois queria ficar famoso “na rádio”.
Dias depois da publicação da foto descobriu-se que Rafael era um ex-modelo, que tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas do centro de Curitiba há um ano.
Rapaz pediu para ser fotografado porque queria ficar famoso (Foto: Reprodução / Facebook)Rapaz pediu para ser fotografado porque queria ficar famoso (Foto: Reprodução / Facebook)
Para ler mais notícias do G1 Sorocaba e Jundiaí, clique em g1.com.br/tvtemsorocaba. Siga também o G1 Sorocaba e Jundiaí no Twitter e por RSS.
tópicos:

domingo, 4 de novembro de 2012


Terra
Apesar de ao longo dos anos o Brasil ter se mantido praticamente estável nos principais rankings de corrupção da Transparência Internacional, a organização não governamental (ONG) avalia que o Ppaís está em um caminho promissor para combatê-la.
“Estamos muito otimistas, mas também cautelosos, já que o Brasil avançou no combate à corrupção, mas ainda são pequenos passos”, afirmou Alexandro Salas, diretor para Américas da Transparência Internacional. Dois grandes avanços no Brasil são responsáveis pela visão promissora de Salas. O primeiro fator citado por ele é uma mudança na política e na legislação, cujos melhores exemplos são as leis da Ficha Limpa e do Acesso à Informação.
“Há algo incrível nas duas: uma (a do Ficha Limpa), por ter sido criada por uma iniciativa da sociedade, que inclusive já teve impacto nesta última eleição, e a outra, por equiparar o Brasil aos seus vizinhos, que já tinham uma legislação mais forte em relação ao acesso a dados”, afirma Salas.
Mensalão e Fujimori
O segundo esforço citado pelo especialista diz respeito à vontade política, algo que crucial no combate à impunidade. Segundo Salas, no Brasil e em outros países da América Latina, os ricos e poderosos raramente pagam por seus crimes. Mas ele avalia que o julgamento do mensalão vem passando uma mensagem de que as coisas podem estar mudando.
“Normalmente, o que se vê nesses países é apenas um esforço para melhorar as leis, como no caso do México, mas os ricos seguem sem ir para cadeia”, diz o pesquisador. “É importante ver punições, daí a importância do mensalão ou de experiências em países como o Peru, que puniu efetivamente o ex-presidente Alberto Fujimori.”
É por o Brasil estar nesse momento-chave que Salas considera extremamente importante o país ser a sede nesta semana da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (Iacc), um evento bienal organizado pela própria Transparência Internacional e por sua representante no Brasil, a ONG Amarribo, e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Para Salas, a conferência vai mostrar o quanto o Brasil está sendo observado pelo mundo, colocando mais pressão no País e servindo de incentivo para intensificar o combate à corrupção.
Cautela
Se comparado a anos anteriores, o diretor da Trasparência Internacional diz que hoje os brasileiros estão mais conscientes sobre a corrupção. Mas se esse é outro motivo para otimismo, ele justifica a cautela com um alerta relacionado ao momento de euforia que o país vive, relacionado ao crescimento econômico e ao fato de o País receber grandes eventos como a Copa do Mundo.
“Quando um país começa a ter uma economia mais sólida, é mais fácil ver um cidadão comum perdoando atos corruptos, porque ele não faz um vínculo direito de como a corrupção o afeta”, diz Salas. “Se agora ele tem um bom trabalho, um carro e se o ministro rouba, ele fica irritado, claro, mas acha que isso não o atinge diretamente.”
No ranking de Percepção da Corrupção da ONG em 2011, o Brasil ocupou a 73ª posição, entre 183 países. Já no que lista o grau de proprinas pagas, o país ficou no 14º lugar – foram 28 países analisados. O fato de o Brasil ocupar posições intermediárias nos rankings de corrupção e propina reflete bem, segundo Salas, o que está acontecendo no País: há muitos casos de corrupção, mas também muitas ações para combatê-la.
De qualquer jeito, o Brasil ainda tem muito o que avançar no índice da corrupção, para se aproximar dos países que ocupam os primeiros lugares, como Nova Zelândia, Dinamarca e Finlândia (empatados) e Suécia, e se afastar de seus ”vizinhos” no ranking, como Tunísia e China.
Combater a corrupção no País significa reduzir um custo estimado entre 1,38% a 2,3% do PIB, isto é, de R$ 50,8 bilhões a R$ 84,5 bilhões por ano, de acordo com um estudo feito pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) com base no PIB de 2010.
O menor valor daria para arcar com o custo anual de 24,5 milhões de alunos das séries iniciais do ensino fundamental ou comprar 160 milhões de cestas básicas ou ainda construir 918 mil casas populares.
Outros