24 DE AGOSTO DIA DA INFÂNCIA.
A infância é o período que vai do nascimento ao início da puberdade, por volta dos 12 anos. Nos primeiros anos, a criança começa a falar e aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar e correr. É o início do desenvolvimento humano.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
20 de Novembro de 1959
Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade, nome, proteção ao desenvolvimento físico, mental, social moradia assistência medica para criança e mãe, a educação gratuita especial, ao amor compreensão dos pais e saciedade ao lazer, em casos de catástrofes ter prioridade ao socorrida, proteção contra a exploração do trabalho infantil e abandono, crescer dentro do ambiente justiça, amizade, compreensão solidariedade entre os povos, poder sonhar com um futuro melhor.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança que serviu de base para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, no Brasil. O ECA é a legitimação da maturidade social, que trouxe para a população a importância de se respeitar e garantir o pleno desenvolvimento infarto juvenil,24 de agosto ficou marcado como o Dia da Infância. Um dia de reflexão sobre as condições de vida das crianças de todo mundo.
Milhares de crianças perdem suas vidas anualmente por causa da miséria, dos conflitos armados, das doenças, do abuso e da exploração sexual, muitas delas nem ao menos sabem que têm direito a alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário