Jorge Amorim
A Comissão de Justiça e Paz, composta por entidades de Barra do Choça, realizou na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, no Fórum Roduzindo Santos, na Sala do Júri, a reunião para avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas no município contra a violência. Esta reunião, ocorre estrategicamente, 30 dias após a fatalidade que ocorreu no município, quando o mototaxista Ronaldo Amorim, foi brutalmente executado, o crime comoveu e despertou na população o desejo de ir às ruas e lutar por uma cidade de PAZ.
l. A Comissão relatou as ações que já foram executadas no município, anunciou o esforço da comunidade barrachocense em estar lutando para que as medidas apresentadas sejam concretizadas e que o grande desejo da população e ter a paz e a tranquilidade, marcas características do município.
Durante a sua fala, o prefeito Oberdan destacou algumas reivindicações que foram encaminhadas junto ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa. Segundo ele, já foi adquirida mais uma viatura com o objetivo de atender o distrito de Barra Nova e região, disse que um outro veículo foi conseguido em parceria com a prefeitura de Planalto, para atender a zona rural de Barra do Choça que fica próxima ao distrito de Lucaia.
O prefeito fez questão de deixar bem claro que a questão da segurança compete ao Governo do Estado, mas revelou que a administração municipal tem buscado, dentro das suas limitações, arcar com as despesas para garantir o trabalho da polícia. Outro ponto debatido na reunião foi a implementação de câmeras de vídeomonitoramento no intuito de coibir assaltos e até mesmo homicídios na cidade, a criação da Guarda Municipal e a retomada do Conselho Municipal de Segurança.
Doutora Làzara por sua vez, destacou os vários tipos de violência que ocorrem no município, chamou a atenção dos carros de sons e da forma como alguns anúncios volantes são veiculados. Disse ainda, que é necessário que a população conheça o papel de cada segmento para que as cobranças sejam feitas com responsabilidade, e concluiu, “Tem que haver um amadurecimento da comunidade em busca de melhorias para a segurança pública de Barra do Choça, pois segundo ela este é o papel de cada um dos cidadãos.
A Promotora Soraia Meira parabenizou a administração municipal e os representantes da Sociedade Civil, pois a partir de debates e conversas, é possível criar alternativas e meios no intuito de diminuir os índices de violência em Barra do Choça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário