BARRA DO CHOÇA: Incêndio atinge COTEFAVE; causando mais de R$ 200 mil em prejuízos
Um incêndio atingiu hoje, sexta-feira, 05 de abril, a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança – COTEFAVE. Segundo informações, o incêndio teria começado por volta das 15:30 horas. Ao perceberem um pequeno foco, voluntários acionaram todos os presentes para conterem o incêndio. No entanto, as ações não foram suficientes, e as chamas não paravam de se alastrar, pois além do vento, a vegetação seca, fez com que o fogo se expandisse de forma mais acelerada. O Corpo de Bambeiros de Vitória da Conquista e um carro pipa de Barra do Choça, foram chamados para combaterem o incêndio. Por volta das 18:30 horas, os Bombeiros da 7ª GBM de Vitória da Conquista e voluntários conseguiram controlar o fogo.
Em entrevista ao Blog do Jorge Amorim, o diretor presidente Edilberto Amorim, disse que o sentimento é de indignação, primeiro porque, a gente viu danificado neste sinistro, alguns bens da fazenda, como, acobertura da marcenaria; madeiras, utensílios da escola que nós, ali guardávamos (cadeiras e mesas), portas e janelas de ferro, tudo isso foram danificados, sem levar em conta seis caminhões de madeiras apreendidas pelo IBAMA, que a fazenda estava como seu Fiel Depositário.
Segundo ele, ali, tinha pranchas de jequitibás, pranchas de vinhático e muitas toras de cedro, todo este material foi fruto de oito processos de apreensão de madeira que o IBAMA, deixava aqui na Fazenda e este material foi todo queimado, pegando fogo e trazendo pra gente um prejuízo muito grande e uma frustração maior ainda, pois a gente viu, sem poder fazer nada. Frustrado, Amorim disse que, quando o Corpo de Bombeiros chegou, juntamente com a água do carro pipa, o fogo já tinha chegado a todos os cantos e destruído tudo.
O Padre afirmou ainda, que o fogo teria vindo do fazenda vizinha a esquerda de quem sai da Cotefave. Não sabemos o que causou este fatalidade, mas vamos procurar os tramites legais, procuraremos a Polícia, o órgão Ambiental do Município, a Polícia Federal, o próprio IBAMA, para certificar como é que o incêndio chegou até a Cotefave, trazendo um prejuízo muito grande. Pelos primeiros cálculos, o prejuízo pode ficar em torno de R$ 200 Mil reais, Concluiu.
O que se viu nesta tarde, foi uma grande correria, dezenas de pessoas carregando água em baldes para tentar a todo custo apagar as chamas, mas principalmente, não deixar o fogo chegar às máquinas da serraria, pois assim, prejuízo seria bem maior, afirmou Jay Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário